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Porque ter uma paleta de cores na sua marca

Atualizado: 14 de dez. de 2022


A sua marca de crochê tem uma paleta de cores definida?


A grande maioria dos perfis que eu vejo no nosso ramo hoje, não tem.

E isso pode ser por vários fatores!

Mas acredito que a grande maioria não faz porque:

  • Tem medo de escolher;

  • Não tem clareza do que quer passar;

  • Não sabe como fazer;

  • Não entende a importância.


Se o seu caso é o último e você ainda não sabe porque deveria ter uma paleta de cores, vou indicar que você veja esse post (rápido e simples) e faça o exercício.


Nele conseguimos perceber, de forma prática, que marcas que definem - e usam - a sua paleta de cores tem maiores chances de serem lembradas pelas pessoas.


Além disso, as cores tem um poder muito grande de transmitir mensagens e sensações.


Então, por exemplo, quando eu decidi que queria trazer mais alegria, criatividade e jovialidade pro CaM, eu consegui mais facilmente escolher minha paleta - e também entender que outras cores (e tons), por mais que eu gostasse delas, não se encaixariam naquele universo, porque simplesmente não transmitem o que eu quero transmitir.

Dá uma olhada na comparação abaixo, de como era o feed do Com a Mô e como ele ficou depois de ter essa clareza na minha mensagem.



Com isso, tiramos o insight de que precisamos primeiro entender qual é a mensagem que queremos transmitir! É a partir disso que conseguimos definir outras coisas da marca, como é o caso da paleta de cores. É isso que guia o nosso caminho. Não é só definir uma paleta "porque sim", "porque alguém disse", "porque todo mundo faz". Existe um propósito por trás.


 

Muitas pessoas também não definem uma paleta porque vendem os produtos por encomendas e não conseguem ver uma forma de fazer isso. Afinal, é o cliente que escolhe tudo como quer o produto.


Mas a questão é: a marca é sua e você trabalha nela como desejar e julgar melhor!

Você pode, SIM, ter uma paleta de cores e fazer com que seu cliente escolha dentro dela.


Exemplo:

Pense em uma pessoa que produz bolos por encomenda.

Ela tem geralmente um cardápio de opções de sabores. O cliente que vai fazer a encomenda, vai olhar no cardápio e ver o que ela tem, para poder pedir dentro daquilo.

Se a pessoa quiser um bolo de chocolate e não tiver essa opção no cardápio, quer dizer simplesmente que aquele fornecedor não é para ela, não atende o que ela quer.

As opções do cliente ficam entre: procurar outra pessoa para fazer, ou pedir entre o que já existe no cardápio.

Se houver a possibilidade de pedir um bolo de chocolate do jeito que deseja, pense que ele provavelmente sairia muito mais caro do que os outros pré-estabelecidos.

Por sua vez, a confeiteira tem o direito de não vender bolos de chocolate - pelos motivos que ela tiver.

E por que o bolo sairia mais caro? Porque a boleira teria provavelmente que fazer testes, teria que investir tempo fazendo algo que não está na rotina dela e teria que comprar insumos diferentes para isso.


E o mesmo serve para nossos produtos artesanais em crochê.

Está tudo bem ter um catálogo - tanto de produto quanto de cores - e está tudo bem também você não atender todos os clientes, porque nem todos eles vão se identificar com a sua marca. E se um cliente quiser algo diferente, você pode recusar, ou pode aceitar sabendo que vai mais tempo nisso, para testes e para comprar um fio diferente do que você tem, por exemplo, e também sabendo que aquilo estará saindo do que quer transmitir com sua marca.


 

Outra coisa importante de dizer é que: só ter uma paleta de cores não basta! É preciso usá-la!


Quanto mais você usar a sua paleta, mais você cria a memória na mente de quem te acompanha. Aliás, é só com repetição e com tempo que isso acontece.


Então não basta fazer uma identidade visual, escolher a paleta e só usar nos destaque e na logo.

Também devemos usá-la nos produtos, nos posts, stories, embalagem,... Em todo e qualquer lugar que der! ahahah


Fazer escolhas está dentro do pacote de criar uma marca.

Isso quer dizer se posicionar! E se posicionar é trilhar um caminho para ser lembrada.



 

Se você tem interesse em entender outros fatores, além das cores, que podem fazer com que seus amigurumis tenham uma identidade marcante, te convido a conhecer o E-book Amigurumis com Identidade!

Lá você vai ver, com exemplos e exercícios práticos, como aplicar isso, seja você alguém que cria receitas ou alguém que vende os produtos físicos.


Crie uma marca de destaque! 🧡








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