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Você sabe o valor do trabalho artesanal?

Você sabe a diferença entre valor e preço? Sabe o valor do seu produto?

Sabe a importância de saber o valor do seu produto?


Eu percebo que no mundo do artesanato ainda existe muita gente que reclama da desvalorização — sem fazer grande coisa a respeito — e também muitas pessoas que não entendem a diferença entre valor e preço. Então, acredito que seja um assunto importante para conversarmos sobre. Talvez assim consigamos fazer mais do que reclamar nas redes sociais. Vamos?


 

 Primeiro de tudo, o preço é o número que colocamos em um produto — ou serviço — para que o cliente possa adquirir, comprar.       O valor é uma característica intangível, que pode ser somente percebida. Você já deve ter ouvido falar em valor agregado. E é tudo o que agrega a um certo produto, como um cheirinho, um bilhete ao cliente, uma embalagem especial, um brinde, materiais de qualidade, etc.

 O próprio fato de um produto ser feito à mão já acrescenta um grande valor agregado, pois não é qualquer pessoa que consegue fazer; é algo que leva bastante tempo para ser feito, pois não tem como ser automatizado; é feito em pequena escala, o que torna cada produto único, etc. Além disso, os produtos feitos à mão podem ser personalizados, o que pode agregar ainda mais valor.

 Porém, não são todos os artesãos que entendem o valor que seu trabalho e produto têm. Já vi pessoas dizerem que não é um item de primeira necessidade, então não tem tanta importância, é só um item de decoração; penso que algumas pessoas já fazem há tanto tempo que nem percebem o valor que tem, outras sentem tanto prazer fazendo que não se importam em vender barato. Isso tudo gera um mercado de desvalorização do artesanato. E é por isso que devemos falar no assunto, para tentar mudar esse cenário.


Para ficar um pouco mais claro: pense no exemplo de uma mulher que sempre sonhou em ser mãe e finalmente está grávida. Ela não vai só pensar nos itens de primeira necessidade como o berço, as roupas, fraldas e materiais de higiene. Ela vai pensar nos outros mínimos detalhes do quarto: qual a decoração, o tema do quarto, as cores que ela quer e etc. E ter, por exemplo, um amigurumi ali com as cores que ela escolheu, que faz parte do tema, que é exclusivo, às vezes com a inicial do filho e etc,… tudo isso vai fazer muito mais sentido, vai ter muito mais valor e significado para essa mãe do que um simples bichinho de uma loja qualquer, que veio de uma fábrica. Então esses produtos feitos à mão tem muito valor, sim, e a gente precisa entender esse valor, pois ele conta e não podemos deixá-lo de lado.


 

Além disso, e mais importante de tudo: precisamos entender esse valor, pois só assim conseguiremos comunicá-lo ao nosso público. E, consequentemente, só assim eles poderão entender esse valor e só assim começaremos a ter um mercado mais valorizado, uma sociedade mais consciente do valor que o artesanato tem.

Então toda aquela história de que a valorização tem que começar pelo próprio artesão é a mais pura verdade. Se ele não se valoriza e não valoriza o próprio produto, coloca um preço irrisório na peça, os consumidores vão ter essa impressão: de que aquele trabalho não tem tanto valor mesmo; simplesmente não terão como entender.


Por fim, quanto mais valor uma peça tem, maior o preço que ela vai ter também. E é por isso também que o artesanato é mais caro do que uma outra peça feita em fábrica. Elas tem mais valor, além de todo o tempo que é necessário para ser feito e também os materiais que são mais caros do que aqueles comprados em larga escala pelas fábricas.


 

Agora que conseguimos diferenciar valor de preço, entender o valor do artesanato e a importância de ter essa consciência, o desafio é estudar COMO passar isso para os nossos clientes, para que eles também possam entender.

Espero ter ajudado em toda essa compreensão. Acredito que é através do conhecimento que poderemos valorizar cada vez mais o nosso mercado e nosso trabalho.


Se quiser, também tem um vídeo no meu canal do YouTube falando sobre esse assunto.



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