top of page

Você exercita sua criatividade?


Recentemente fiz um E-book sobre Criatividade exclusivo para os queridos que adquiriram os Kits Com a Mô na pré-venda, com partes teóricas e práticas. Decidi compartilhar por aqui um pouquinho também. Espero que gostem!


O que é Criatividade?

Existem várias definições!

Para mim, é o criar algo novo e também a busca por soluções de problemas.

Com isso, já podemos ver a criatividade não se limita às criações artísticas. É tudo o que nos faz sair da caixa, deixando a imaginação fluir.


No trabalho, de toda e qualquer área, pessoas consideradas criatividade acabam ganhando destaque, justamente por ter esse poder de criação e resolução de problemas.


Dom ou Prática?

Muitas pessoas acreditam que ser criativo é um dom. Porém, isso é um mito. Na verdade, a criatividade é (muita) prática!

Acreditar que é um dom e que "não sou criativ@" significa ter um pensamento limitante, já que pode fazer com que nem tentemos, impedindo o nosso desenvolvimento. Portanto, se você é uma dessas pessoas, a primeira coisa a fazer é mudar esse mindset e começar a pensar que pode se tornar alguém bem mais criativo!


Pode ser que, para algumas pessoas, exercitar a criatividade já seja algo bem mais automático do que para outras. Mas isso não quer dizer que elas não exercitam de alguma forma.

Se você não se considera criativo, talvez precise começar a exercitar conscientemente e mais frequentemente, para que todo esse processo comece a ficar mais automático para você também.


Medo do Julgamento

Ser criativo não é só ter uma ideia. Também é preciso colocá-la em prática!

Por isso, ter medo do julgamento dos outros pode ser um segundo fator limitante, pois como consequência pode ser que você não passe para a parte prática.


Vamos Praticar!

Saia da Zona de Conforto

Talvez essa seja uma das dicas mais importantes!

A criatividade muitas vezes tem a ver com juntar coisas desconexas, para criar algo realmente novo! Isso só vai acontecer se fizermos atividades diferentes, de outras áreas das quais já estamos habituados.


Uma forma bem simples de fazer isso é tendo um hobby. Inclusive já até fiz aqui no blog uma reflexão sobre o que ter um hobby pode nos trazer; uma dessas coisas é o exercício da criatividade. Que tal escolher um e começar hoje mesmo, ou retomar algo que está meio esquecido? Eles podem nos inspirar bastante!


Coloque para fora

As coisas na nossa cabeça geralmente ficam muito mais abstratas. Então, externalizar as ideias pode fazer com que seja mais fácil de planejá-la e melhorá-la.


O simples fato de conversar com outras pessoas já pode te ajudar bastante no processo de construção dessa ideia. Afinal, pessoas diferentes têm vivências e experiências diferentes que podem agregar bastante!


Exercite

Como já mencionei, precisamos exercitar a nossa criatividade. Então, depois de mudar o mindset, tente fazer isso de forma consciente.

Algumas atividades bem simples podem fazer a diferença e ajudar bastante nesse processo.


Deixe a mente livre e brinque com as possibilidades. Quando tiver que resolver um problema, por exemplo, pense em tudo o que pode ser feito para resolvê-lo. Questione a forma comum em que as coisas são feitas. Tente fazer diferente e sair da caixa, busque novas interpretações e inspirações.

 

Espero que tenha gostado e espero que esse breve texto te leve a refletir um pouco mais sobre assunto e a praticar também.

Com atividades bem simples e básicas já conseguimos exercitar a nossa criatividade!


O que mais você tem feito? Me conta também. :)


Beijos, Mô.

87 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page