top of page

Processo de Criação e Dicas de Bianca Schultz

- Texto escrito por Bianca Schutlz

Olá!

Eu sou a Bianca Schultz, sou artesã desde que me conheço por gente e estou aqui pra dividir com vocês um pouco sobre mim e sobre o meu processo criativo!


Tenho uma longa história com o artesanato, mas vou tentar resumir!

Aprendi o crochê e o tricô entre meus 6 e 8 anos e desde então nunca mais consegui parar. Houveram algumas épocas em que o tempo não me permitia tecer tanto, mas sempre que passava na frente de um armarinho, eu me esticava pra dar uma olhada nos materiais.


Em 2016, já com 28 anos, postei um vídeo ensinando uma touca de tricô no Youtube e descobri uma nova paixão: ensinar o artesanato.


-----------------------------------------------------


O PROCESSO DE CRIAÇÃO


Desde muito pequena eu sempre gostei de inventar e conforme o tempo foi passando e eu fui crescendo, coisinhas simples foram se tornando projetos mais evoluídos. O aprendizado da técnica e a evolução do nosso raciocínio são processos naturais, que no meu caso, levaram anos pra acontecer.


Tem vezes que a inspiração bate e de um instante pro outro eu já sei o que eu quero fazer, porém tem outras vezes que eu tenho que pensar e analisar até concluir uma ideia.

De qualquer maneira, a primeira coisa a ser feita ao concluir uma ideia, é descobrir as medidas iniciais da peça.

É preciso decidir a largura, comprimento e todas as outras medidas que envolvem uma peça de roupa, mas a principal mesmo é a largura, porque é essa medida que eu vou usar pra calcular os pontos.

No crochê é mais fácil, porque é só ir fazendo correntinhas até alcançar a medida desejada, mas

no tricô realmente é preciso calcular os pontinhos pra começar.

Esse cálculo de pontos é feito através de uma amostra com o material que você escolheu usar na peça (se você quiser aprender esse cálculo, pode dar uma olhadinha nesse vídeo aqui do meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=Ms7_3Cs2YEM&t=1s ).




Na hora de fazer o cálculo, faça a amostra usando o ponto escolhido, assim você já vai ter uma ideia de como ele vai ficar na peça inteira, e se não gostar do que viu, pode escolher outro.


A inspiração às vezes vem do nada, simplesmente me dá vontade de fazer determinada peça. Mas tem vezes que ela vem de algo que eu vi na internet ou na rua. A internet tá cheia de inspiração, e pra quem trabalha com o artesanato e precisa estar sempre se aperfeiçoando com novas ideias e pontos, a internet é uma ótima ferramenta de pesquisa.


Tem vezes que misturo inspirações e tem vezes que pego uma peça que amei demais e tento reproduzir parecida mesmo e, tanto num caso como no outro,

tudo começa descobrindo a medida e a quantidade de pontos.

Para escolher os pontos e/ou o material, não existe uma regra, é só você deixar rolar a criatividade! Uma dica legal pra dar pra vocês é sobre sentir os fios.


Eu costumo comprar material pela internet porque na maioria dos casos acho mais variedade e encontro preços mais em conta, mas adoro ir em armarinhos físicos pra conhecer os fios pessoalmente, sentir sua textura e imaginar como se encaixariam dentro dos meus projetos.


Outra coisa que faz parte do processo criativo é: desmanchar! Essa situação não acontece só com quem é iniciante, também acontece com quem tem mais prática, isso

faz parte do trabalho manual.

Já tiveram peças que eu planejei, testei e quando tava quase no fim, tive que desmanchar porque não gostei e não atendeu a expectativa que eu havia criado.


---------------------------------

Eu espero que ler esse texto tenha te ajudado em algo e, no final das contas, tanto para iniciantes quanto para profissionais,

o artesanato é sempre um aprendizado, assim como a vida, quanto mais você aprende, mais descobre que tem coisas pra aprender.


Mô, obrigada pelo convite para escrever por aqui!

Um beijo enorme pra vocês!

--------------------------------------------------------------------


Para mais dicas, inspirações e tutoriais:


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page