- Texto escrito por Bárbara Isenberg Grzybowski
Olá! Eu sou a Bárbara e trabalho com patchwork moderno. Minha marca chama Fadentriks, que é uma brincadeira com duas palavras em alemão (Faden= linhas e Tricks= truques), e eu faço Quilts.
-----------------------------------------------
Você sabe o que é um Quilt? Já viu ou ouviu esse termo em algum lugar? E colcha de retalhos? Essa você com certeza já deve ter ouvido né?!!
Assim como a colcha de retalhos, um Quilt é também feito com tecidos variados e em sua maioria formando lindas colchas.
O que difere os dois termos é que um Quilt é caracterizado pela técnica usada pra juntar as partes que o formam.
Existem Quilts de todos os tamanhos, desde um descanso de caneca ou um painel decorativo até uma colcha pra uma cama king size. Tudo nesse meio é chamado de Quilt, que vai ser sempre formado de 3 camadas:
topo, onde normalmente se faz um trabalho em patchwork, com diversos tecidos formando um desenho;
recheio, que aqui no Brasil costuma ser uma manta acrílica;
e forro, que pode ser um tecido inteiro ou mesmo outro trabalho em patchwork juntando mais tecidos, mas o mais comum mesmo é o primeiro tipo.
Para que tudo isso fique junto e forme uma coisa só é preciso o quilting, que é a técnica de juntar essas três camadas, daí dando o nome de peça de Quilt. Esse quilting pode ser feito a mão ou na maquina de costura, com linhas retas, com réguas ou formando desenhos.
-----------------------------------------------
Isso tudo faz parte do meu trabalho. Eu não me considero só artesã, eu me considero uma artista, uma quilter. Porque eu não junto só tecidos, eu estudo as cores, eu estudo as técnicas, eu me coloco no meu trabalho. Eu cuido de cada detalhe. Desde a escolha dos tecidos de melhor qualidade até a manta que vai ser mais fofinha prum Quilt de bebê ou mais durinha prum Quilt que vai virar um porta-copos.
É um processo longo, que fui construindo em 6 anos de estudos, testes e muitas, muitas horas atrás de uma máquina ou ajoelhada no chão alfinetando Quilts. Eu gosto de passar horas namorando tecidinhos lindos nas lojas ou me inspirando nas experts internet afora e troco idéias com meu grupo de costurices. Uma parte muito legal desse trabalho é a conexão com outras pessoas, e não só da área!
Eu faço questão de observar e me relacionar com todos os tipos de artistas.
A gente encontra inspiração em tudo nessa vida. Então, na internet, por exemplo, siga gente de todo tipo, as que fazem coisas que você gosta, as que tiram fotos boas, que escrevem textos inspiradores, que vestem roupas que te fazem sentir bem, que postam aquela receitinha experta prum dia corrido, etc. Passeie, viaje, leia livros, isso tudo é fonte de inspiração, sim!!
Se tem uma dica que posso deixar pra quem vive ou quer viver essa vida de artista é essa:
olhe ao seu redor, se deixe inspirar pelas pequenas coisas do dia a dia.
A minha marca Fadentriks reflete muito disso tudo que escrevi. Eu coloco um tanto de mim e das minhas percepções de mundo nos meus trabalhos. Eu gosto de mexer com cores e tecidos, gosto de fazer combinações que as pessoas costumam achar estranhas, e gosto muito de me aconchegar num Quilt enquanto vejo um seriado numa noite fria.
Com meus Quilts eu quero levar um pouco de aconchego para a casa das pessoas, eu quero que ao usar um Quilt as pessoas sintam a mesma alegria que eu tive ao fazê-los. Eu quero que as pessoas se sintam abraçadas,
eu quero abraçar o mundo com meus Quilts.
-----------------------------------------------
Se você quiser entrar em contato com a Bárbara:
Facebook: https://www.facebook.com/fadentriks/
E-mail: fadentriks@gmail.com
Instagram: www.instagram.com/barbara_fadentriks
Cidade: Londrina - PR