E já é bom deixar avisado: nem se oferecerem 1000 ou 500 ou 200. É tudo farinha do mesmo saco. Vou explicar o que está acontecendo. Mas sendo bem direta e simples: é pirataria pura.
Há um tempo começou uma infestação em varias redes sociais de perfis que prometiam cursos baratos, com 812749 gráficos e receitas de crochê e ainda dizendo que você vai aprender do zero e ganhar vários dinheiros vendendo seu lindo artesanato.
Só de ler esse discurso todo já é motivo para desconfiar da veracidade de tais promessas.
Mas esses perfis ainda por cima usam fotos belíssimas para divulgação do curso (ou e-book). E isso passa certa segurança, né?! Porém, se você perceber os comentários, sempre tem pessoas perguntando algo mais técnico e que eles nunca respondem. A resposta para isso é simples: ele nem fazem ideia da resposta.
Mal sabem o que vendem. Mal sabem o que é crochê.
O que acontece é que nesse tal curso, eles vendem receitas e gráficos de outros artistas sem permissão – assim como usam fotos alheias sem permissão.
Esses gráficos e receitas são de dois tipos: ou gratuitas e que você já encontra na internet, então não tem porque pagar; ou então são receitas pagas e que são pirateadas, pois eles não tem o direito de repassar e o real artista não ganha nada com isso.
Além disso, as belíssimas fotos do perfil geralmente são as receitas esperadas pelas pessoas que adquirem o produto. Porém há vários relatos de que quando compram… bom, não tem aquela tal receita. Era meramente ilustrativo. 🤷🏻♀️
Em uma certa discussão sobre o assunto em um grupo do Facebook, uma moça disse que entrou em contato com um desses perfis e começamos a entender que o buraco é ainda um pouco mais embaixo.
O que acontece é que existem algumas plataformas onde você cadastra um produto para venda e outras pessoas podem optar por vender aquele produto para você, em troca de uma comissão pela venda.
Então pessoas vendem tal curso acreditando ser algo real e legítimo. E por conta disso se sentem super prejudicadas quando alguém diz ser ilegal. Afinal, elas só estão fazendo o trabalho delas. Postam fotos que disponibilizaram pra elas. Elas realmente não tem noção de conteúdo e etc.
Porém, na minha opinião, como você faz propaganda e vende algo que não conhece? De um mercado do qual você não conhece? O mínimo que a pessoa deveria fazer era se inteirar do assunto e pesquisar um mínimo. Porque bastaria isso para perceber que as fotos não são de uma pessoa só, que varias delas são de artistas fora do Brasil e que varias outras são gratuitas.
Acabou sendo uma questão bem complicada e difícil de chegar no real culpado dessas histórias. Mas é fato que isso é ilegal e que engana pessoas inocentes, que pagam por um produto ilícito e ainda saem insatisfeitas com o resultado.
E se você está pensando: “se está na internet então qualquer um pode fazer o que quiser com isso, inclusive vender”… bom, já digo que é mentira e é ilegal, sim. Quando alguém cria algo e disponibiliza na internet, mesmo que gratuitamente, ele ainda tem direitos legais em cima do conteúdo ou produto que gerou.
Ninguém tem o direito de se apropriar de algo de outra pessoa. Nem na internet.
Por fim, cuidado com esse tipo de anúncio. Para alguns é óbvio que é um golpe. Mas já alertei váarias pessoas que iam cair nisso e que se sentiram muito gratas depois. Tem gente que acredita e não é pouco.
É trabalho de formiguinha, mas juntos precisamos ir tentando acabar com esse tipo de atitude que só tira os créditos do artesanato e do artesão.
Comments