top of page

Fios de malha Selecionados - comparações

No ano passado (2018) @s crocheteir@s de plantão enlouqueceram com a vinda dos fios Hooked para o Brasil. 

Alguns meses depois de sua chegada, a EuroRoma lançou o Ecomalha, que é também um fio de malha selecionado. 

E agora já temos também o Fio Tube, da Círculo.

Vou contar aqui a experiência que tive com os três. ;)


 

O que mais chama atenção sobre o fio Hooked é a diferença de preço, já que podem chegar a sair por mais de R$30,00. 

Diferentemente do que estamos acostumados, eles são vendidos por metragem, não por peso. Sendo que cada rolo possui 120m. Isso significa que não importa se o fio é grosso e pesado ou fino e leve.. você vai sempre receber a mesma quantidade de fio em metros. Porém, isso também significa que, em peso, cada rolo possui em média 700g. Ou seja, é um preço bem maior por uma menor quantidade de fio. 

Mas é claro que ele possui algumas vantagens: primeiro que ele é selecionado e não possui tantas variações de espessura e emendas no rolo. Eu encontrei no máximo 3 nós em um mesmo rolo. As variações de espessura também são realmente bem mais incomuns. 

Ele também é um fio macio. Não testei muitos rolos, mas todos os que usei eram macios. Isso é ótimo na hora de fazer o crochê e também para tapetes. 

Outra coisa legal é que eles são separados por lotes de cores. E é muito mais fácil encontrarmos cores como nude, bege e marrom do que nos fios comuns, que costuram ser bem raros de encontrar.

Além disso, tem uma coisa maravilhosa que é poder puxar o fio do centro do rolo. Então você consegue puxar o fio sem dificuldades e o fio ainda fica guardadinho dentro da embalagem (apesar de isso também poder ser um problema, caso você goste de guardar os fios em pé - depois de alguns metros de fio usados, ele já não tem estrutura para parar em pé). 


 

O que me pareceu sobre o fio EcoMalha é que ele foi uma "cópia” do Hooked, pois quase todas essas características que eu mencionei acima ele também possui: ser vendido por metragem, lote de cores, poder puxar o fio de dentro do rolo. 

Mas eu disse “quase". A maior vantagem é que ele não é tão caro quanto o Hooked (e vem com 140 m), apesar de ser um pouco mais caro do que os fios normais, é claro. Eles ficam na faixa de R$19,00. 

Nos fios que testei, notei um pouco mais de variação de espessura e quantidade de emendas, em comparação com o Hooked e um dos fios não eram macios - pelo contrário, era beeem seco. 

E esse mesmo fio, era um fio marrom. Comprei pela cor e pude perceber que, na verdade, o fio parece ser tingido nessa cor. Percebi porque em um dos nós que encontrei, um pedaço do fio era branco. E além disso, havia uma graaande variação de marrons no fio, porque ele não fica tingido uniformemente. 

Neste ano eu fiquei um pouco desapontada com o fio. Comprei vários para fazer um tapete grande e vieram muito mais nós do que percebi no começo, quando lançaram. Aliás, não eram só nós, vinham emendas comuns, com overlock também e várias variações de espessura. Me estressei com os fios, confesso. hahaha

 

Sobre o Fio Tube a minha experiência não foi nada boa, mas parece ter sido sorteada. hahaha Eu comprei apenas um rolo para testar (e porque a cor era maravilhosa). Minha decepção e surpresa foi quando comecei a usar e não paravam de vir nós de dentro do rolo, além de uma variação de espessura GIGANTE. Em uma pequena quantidade de fio eu encontrei mais de 15 nós. Foi pura decepção mesmo. Cheguei a entrar em contato com a círculo e trocar o produto. 

Ainda não tive coragem de comprar outro, mas já vi outras pessoas com experiências bem melhores do que a minha hahahah

O Tube parece ser um pouquiinho mais caro do que o Ecomalha e, ao invés de 140 m, vem com 120 m (assim como o Hooked). E, sim, ele também vem no estilo cartela de cores e dá para puxar o fio de dentro. 


 

Minhas considerações finais:

Eu acreditava que o EcoMalha e o Tube compensavam, porque o valor não é tão exorbitante e teoricamente temos maiores chances de encontrar um fio de maior qualidade, em comparação com os convencionais. 

Porém, faço algumas considerações adicionais:

Avalie o motivo pelo qual você está comprando o fio. No meu caso, a variação das cores do marrom não atrapalhou, mas pode ser que para outro trabalho atrapalhe. E se o seu intuito é, por exemplo, fazer um tapete e obter um resultado macio, ainda acho que o Hooked pode compensar, pois é mais garantido ter essa característica e é mais fácil de trabalhar.

Com as decepções que eu tive no meio do caminho, comecei a me questionar se realmente vale a pena e se são tão selecionados quanto as marcas vendem. Recentemente comprei vários fios de malha para outros tapetes (Fios Guarani) e a quantidade de nós era parecida com a que encontrei no Ecomalha da última vez (uma média de 5 nós por rolo), além de que o fio veio muito regular. No fim, paguei muito mais barato pelos fios e a quantidade de emendas foi muito parecida (no meu caso, foi até menor). Pela minha experiência, acredito que os fios convencionais já estão bem melhores do que eram há um certo tempo e eu optarei por eles quando possível.



Ps.: Fio de malha selecionado não é a mesma coisa que fios de malha “Premium", que são fios feitos, não provenientes de resíduo têxtil. 


Espero que tenham gostado dessa comparação entre os fios e espero ter ajudado se você estava procurando uma opinião sincera antes de comprar. ;)


Se você teve uma experiência diferente da minha, me conta aqui embaixo?! Vou adorar saber! Até porque quanto mais opiniões, melhor, né?!

255 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page