Muitas pessoas falam que compram o fio de malha somente pela cor. Pra mim, isso só funciona se eu ainda não tenho um projeto em mente para o fio. Se eu estiver comprando o fio pensando em alguma coisa que já estabeleci que vou fazer, também levo em consideração a espessura e a elasticidade do fio.
É claro que nem sempre conseguimos ver como é a elasticidade, mas sempre procuro algum furinho nas embalagens, que me permitam tocar o fio. Isso pode ajudar bastante.
Se eu não estiver com um projeto em mente, acabo comprando pela cor e as vezes textura do fio, mas na hora de pensar em um projeto para aquele fio, eu levo em consideração as outras características também, pois acredito que existem fios mais adequados para certos projetos do que outros.
Vou aqui te dizer, em linhas gerais, como eu penso e faço.
Bolsas, cestos e tapetes são os objetos mais realizados com fio de malha, então vou me atentar a eles, ok?! E só lembrando que não existem regras; essa é somente a forma como eu faço e que acho que pode ser um guia para aqueles que estiverem começando. ;)
Bolsas: para as bolsas eu costumo usar fios mais finos, leves, com cores que não sejam tão vibrantes(issoé gosto, mas também acredito que deve ser mais fácil vender bolsas à pronta-entrega que sejam neutras do que com cores fortes) e também gosto que o fio tenha um certo brilho. Não exatamente brilhos como da foto abaixo, mas que tenha um reflexo brilhoso, e não opaco.
Maaas, podem ter exceções também, é claro.
Bolsas com fios mais grossos podem ficar muito pesadas, e isso pode não ser uma característica muito legal, já que o cliente carrega a bolsa para os lugares. Por isso, eu acho que os fios mais finos são mais adequados.
Existem pessoas que quando acham um fio grosso com uma cor legal para fazer bolsa, cortam o fio ao meio por toda a sua extensão para fazer a bendita bolsa. Isso, pra mim, é loucura! hahahah Eu jamais faria isso, porque tem que ter uma paciência do cão e leva muito tempo! Eu tentei uma vez fazer isso com um fio que variava muito de espessura e desisti uns 5 minutos depois. Para nunca mais. ahahahah
(Além disso, já vi uma bolsa que foi feita dessa forma e o resultado nem ficou legal, porque acabou mostrando as extremidades do fio, que às vezes não é perfeita).
E é por isso que eu me adequo ao fio, seja escolhendo um projeto para ele, ou escolhendo o fio que mais se encaixa no projeto que já tenho em mente.
Tapetes: eu a-do-ro tapetes em fio malha, pois podem ser muuito macios e confortáveis. Mas você não chega a esse resultado com qualquer fio. Para isso, você precisa usar os fios mais grossos e fios macios (já que existem alguns que são grossos, mas não são macios). Por isso, os fios que compro que são grossos, já penso se dá pra fazer tapete.
E nem me atrevo a fazer tapete com fio que seja fino, por duas razões: demora muito mais tempo pra fazer e o resultado não é, nem de perto, o mesmo em conforto (pelo menos com os que tive a experiência, foi assim).
Cestos: Na minha opinião, eles são os mais versáteis, pois dá pra usar basicamente qualquer tipo de fio para fazer um cesto. O que pode mudar no final é o estilo do mesmo, pois acho que quando usamos fios mais grossos para fazer cestos, eles ficam um pouco mais rústicos. Mas nos cestos eu acredito que dá pra inovar de tudo quanto é jeito; usando fios que sejam brilhosos, estampados, grossos, finos, etc.
Por causa disso, eu acabo priorizando e separando os fios que gostaria de fazer bolsas e tapetes. O que sobra eu me permito fazer um cesto, ou algum outro projeto. Isso porque, como eu disse, não uso qualquer fio para fazer bolsa, nem tapete; mas o contrário acontece com os cestos. ;)
> E lembrando também que eu tenho bem mais liberdade com o fio malha, já que não pego tantas encomendas com ele. Então fica mais a meu critério o que fazer com os meus fios, e isso pode ser diferente se você tiver bastantes encomendas. Pode ser que vez ou outra você tenha que abrir mão de um fio que tinha separado para um bolsa para fazer um cesto, ou sei lá o quê. hahaha
Bom, é assim que eu faço com os meus fios e é isso o que eu quero dizer quando falo sobre adaptar o fio ao projeto (ouvice-versa). Claro que não existem regras, mas queria compartilhar o meu jeito com vocês. Fiquem à vontade para me contar aqui se vocês também fazem assim, ou não. <3
E aqui chegamos ao fim da Saga do Fio de Malha!
Eu espero que você tenha gostado e que ela tenha te ajudado em alguma coisa! Se você está começando no fio de malha, espero ter te guiado, pelo menos um pouco, nesse mundinho. Qualquer dúvida ou dicas que você tiver, comenta aqui para que possamos crescer todos juntos, ok?!