top of page

Etapas para fazer um amigurumi

Atualizado: 19 de jun. de 2018

Tive vontade de escrever como nascem os amigurumis, para que as pessoas que não os fazem pudessem ter uma noção de todo o processo que ocorre por trás. Devo ressaltar que o que escrevo é apenas a parte de fazer o amigurumi, tirando a parte árdua de design que vem ainda antes disso, porque esse é tópico digno de um post só pra ele.



 

Antes de começar a fazer o amigurumi, é preciso escolher o bichinho a ser feito. Esta etapa pode parecer fácil, já que não é preciso nenhuma habilidade técnica. Porém, a verdade é que: não é tão simples como parece. Isso porque nessa etapa é, muitas vezes, despendido um grande tempo, pois precisamos entrar em um acordo com o cliente - no caso de encomendas -, escolher o modelo dentre diversos modelos existentes, escolher o tamanho desejado e também a combinação de cores do projeto. No caso de o cliente desejar uma cor que você não tenha em estoque, muito provavelmente você terá que ir até uma loja para comprar o material, o que leva ainda mais tempo.


Portanto, tenha em mente de que precisamos de vários materiais para fazer um amigurumi. Segue um check list:

  • Ter a receita em mãos;

  • Linhas de todas as cores necessárias;

  • Agulha de crochê ideal para a linha escolhida;

  • Enchimento;

  • Olhinhos;

  • Agulha de tapeceiro;

  • Tesoura;

  • Você ainda pode precisar de cola, caso os olhos não sejam de trava de segurança, e também agulha e linha para costurar detalhes como narizes.

Depois de checar todos os materiais e ter escolhido os detalhes do amigurumi, passamos para o processo de confecção propriamente dito. Aqui há uma receita a ser seguida, do modelo de amigurumi escolhido. Receitas essas que podem ser compradas ou adquiridas gratuitamente.

Na receita geralmente vem descrito todas as etapas: como fazer as partes (como braços, pernas, cabeça e corpo) e também detalhes de acabamento.

Então, é isso o que fazemos: primeiro as partes do amigurumi, em seguida geralmente há partes que devem ser costuradas e, por fim, os detalhes do bichinho, como costura de nariz, cabelo e aplicação de botões, por exemplo. Os passos podem parecer simples (mais uma vez), mas levam-se horas até um amigurumi ser feito e finalizado.


Se você estiver começando a se aventurar pelo mundo dos amigurumis, também tenha em mente de que, às vezes, podem aparecer etapas na receita que você não sabe como fazer, como algum ponto diferente, por exemplo, e isso pode demandar de você mais um tempo de estudo para aprender algo novo.

 

  • Para quem vende:

O processo não acaba por aqui, pois ainda há fotos que devem ser tiradas - o que significa, às vezes, que cenários devem ser montados. Depois de fotos tiradas, as mesmas devem ser editadas e postadas na sua rede social, de preferência com alguma legenda bacana. Para publicação em uma loja, também deve-se tomar o cuidado de calcular o tempo e todo o material que foi gasto na confecção do amigurumi para a precificação do mesmo (aumentando a lista de materiais com um cronômetro e uma balança para pesar a linhas), além do cadastramento do produto na loja. E, por fim, para envio ao cliente, ainda deve se preocupar com a embalagem e a ida ao correio caso o cliente seja de outra cidade.

Esse é, basicamente, o processo para confecção de um bichinho de amigurumi, seja ele mais simples ou mais complexo. Cada artesão também pode (e deve) adequar isso ao seu estilo pessoal.

Espero que o texto tenha ajudado a todos, tanto aos clientes - a entenderem o processo e conseguirem valorizar ainda mais o processo que ocorre por trás -, aos que estão começando a vender e aos que pretendem se aventurar nesse mundo cheio de encantos que são os amigurumis.


 

Se você acha que possuem coisas que deveriam ser acrescentadas ao texto, deixe-me sugestões e comentários para trocarmos ainda mais ideias. (:

725 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page