top of page
Foto do escritorCom a Mô

Encomendas e receitas no mesmo perfil... dá certo?


Minha percepção é a de que têm aumentado o número de pessoas querendo desenvolver e vender receitas de amigurumis. E, com isso, o número de perguntas sobre vender receitas e encomendas no mesmo perfil vêm aumentando também.


Já aviso que não existe uma resposta exata e 100% correta para isso, ok?!

Mas eu acredito que é possível conciliar as duas coisas, sim, em um mesmo perfil.

Porémmmm, é bem provável que essa vá ser uma tarefa mais difícil!


Isso porque o seu foco que antes era em uma coisa só, ficaria dividido em duas.


Para ficar claro, vamos analisar os dois perfis de pessoas que compram amigurumis e que compram receitas.


Quem compra amigurumis

São pessoas que valorizam o artesanato, mas são pessoas que não querem fazer com as próprias mãos! Porque não gostam, não querem aprender, ou não tem tempo, MAS tem dinheiro para comprar de alguém que faça por elas!


Sabe quando você tem uma tarefa chata para fazer e você pensa "meu deus, eu pagaria para alguém fazer isso por mim"? Ou então quando você não sabe fazer algo e também não tem o mínimo interesse em aprender, tipo quando a máquina de lavar quebra?! O que fazemos? Nós vamos atrás de aprender o que fazer, ou chamamos alguém que entende do assunto? Geralmente procuramos alguém, porque essa pessoa vai resolver o problema de forma muito mais eficaz, em menos tempo e provavelmente vai fazer muito melhor do que se nós fizéssemos. Em troca, nós pagamos pra que seja feito!

É mais ou menos a mesma coisa com o artesanato e é mais ou menos essa a cabeça de quem quer comprar o nosso produto.


Quem compra receitas

É uma pessoa que já faz amigurumis, ou tem o interesse de aprender, né?!

Geralmente gosta de atividades manuais e prefere aprender e fazer com as próprias mãos do que pagar pelo produto - ou não tem dinheiro para comprar e vai aprender a fazer sozinha.


Eu mesma quando eu vi um amigurumi pela primeira vez no Instagram, me encantei e o primeiro pensamento foi: "vou aprender a fazer!" Eu não queria comprar pra mim ou comprar para presentear (isso nem passou pela minha cabeça). Eu queria FAZER.


 

Comparando os dois perfis

Quando nós comparamos esses dois perfis de pessoas, quem compra amigurumis e quem compra receitas, nós percebemos que são perfis diferentes, com interesses diferentes. Ou seja, são públicos e clientes diferentes para atender.


Consequentemente, quando pensamos em um perfil vendendo receitas e amigurumis prontos, isso significa que teria que juntar esses dois públicos, com interesses diferentes, em um mesmo lugar.

E isso não é fácil!

Porque temos que falar com os dois! Manter os dois interessados, criar produtos para os dois, criar conteúdos para os dois, atender os dois e vender para os dois!


Entende como o foco, a atenção e a energia ficam divididos nesse caso?


Não é uma questão de simplesmente ter dois produtos diferentes - como, por exemplo, vender tricotin e amigurumis para bebês, onde são produtos diferentes mas que podem atender o mesmo público. É uma questão de ter dois produtos que atendem PÚBLICOS diferentes!


 

E se eu quiser, ainda assim, fazer as duas coisas?

Apesar de ser mais difícil, não acredito que seja impossível!

Se eu fosse seguir por esse caminho, investiria em criar minhas receitas e vender produtos feitos a partir delas principalmente, criando uma identidade mais interessante e unificada, ao invés de fazer tudo quanto é encomenda e ainda vender receitas.


Porque imagine que uma pessoa entra no seu perfil e tenha interesse em comprar receitas, por exemplo. Como ela vai saber, de forma fácil, quais receitas são suas e quais não são, se no seu feed existem um monte de modelos com estilos diferentes?! Ela não vai saber qual é sua receita e qual não é.

Já se você fizer em maioria encomendas de receitas que são de sua autoria, fica mais fácil entender que os modelos que você está divulgando também são os modelos que você vende as receitas.


 

Exemplos:

Eu acompanho duas marcas que têm o foco em encomendas, mas que eventualmente também vendem suas receitas autorais e que já estão no mercado há alguns anos: @malulu_atelie e @yarn_handmade. Indico que você visite os perfis e se inspire nelas se esse for o caminho que você escolher seguir, porque são pessoas que fazem dar certo!


Conclusão:

Eu acredito, sim, que é possível conciliar as duas coisas, mas é algo que vai demandar mais trabalho e atenção, porque como vimos são dois públicos diferentes, com interessas diferentes, que você vai ter que manter interessados nos seus produtos.


Espero que essa discussão possa ter te ajudado!




178 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
  • Instagram
  • Youtube
  • Pinterest
  • Facebook
Com a Mô

Receitas de Amigurumis

Kits de materiais

E-books

PePo

Em breve: cursos

bottom of page