Listei 6 diferenças pra que você entenda e consiga diferenciar um do outro. ;)
1 ) A forma
O crochê tradicional é feito na forma plana, 2D. Enquanto os amigurumis são tridimensionais.
2 ) Como trabalhar
O crochê tradicional geralmente começa a partir das famosas correntinhas. E os amigurumis começam a partir do anel mágico / círculo mágico.
Com isso, a forma como vamos crochetar também será diferente. O tradicional é feito em “vai e volta” enquanto os amigurumis são feitos de forma circular, em espiral. Neles, uma carreira vai se juntando na outra, enquanto no tradicional temos uma separação mais clara.
3 ) Diminuições
Para dar forma aos trabalhos, usamos aumentos e diminuições de pontos.
No crochê tradicional usamos uma diminuição “tradicional” e no amigurumi usamos a diminuição invisível, que fica mais discreta na trama.
4 ) Materiais
Alguns materiais são bem comuns para fazer amigurumis, como a fibra siliconada para o enchimento, os olhos com trava de segurança e os marcadores de pontos, para marcar o início da carreira.
5 ) Numeração da agulha e tensão do ponto
Geralmente nos amigurumis usamos uma agulha um pouco menor e um pouco mais de tensão nos pontos, para que o trabalho fique fechadinho, coisa que no crochê tradicional não é tão necessário.
6 ) Receitas
A forma em que as receitas são escritas são bem diferentes entre si.
No crochê tradicional vem descrito o que devemos fazer em cada carreira e também é bem comum virem gráficos desenhados.
Nos amigurumis existe uma outra linguagem específica e é muito raro encontrar gráficos.
Por conta dessas diferenças, quem quer fazer a transição de um para o outro pode encontrar algumas dificuldades ao longo do caminho e provavelmente terá que aprender algumas coisas para fazer essa transição.
Espero ter ajudado a entender a diferença e ter guiado quem quer aprender um dos dois. :)
Se você quer ver um pouco disso na prática, aqui está o vídeo no meu canal do YouTube sobre isso. Lá inclusive falo sobre os #ragdolls que são uma junção entre os dois.