top of page

Amigurumi bem acabado: além do crochê

Atualizado: 6 de abr. de 2019

É claro que para fazermos um amigurumi bem feito devemos fazer um crochê bonito, com pontos uniformes. Porém, isto não é tudo. E se você deseja fazer amigurumis - principalmente se quer vender - isto é algo que você deve entender. #crochê #amigurumi #handmade #acabamento #entenderparavalorizar


 

1) A primeira coisa que devemos diferenciar, antes de tudo, é que ter pontos uniformes de crochê não garante que os pontos sejam fechadinhos, como devem ser no amigurumi. Portanto, se você tem pontos muito frouxos que deixam muitos buracos no trabalho, tente trocar a sua agulha de crochê para uma que tem uma numeração um pouco menor. Você também pode tentar tensionar um pouco mais os pontos, como expliquei no primeiro vídeo do meu canal do YouTube, que você pode conferir aqui.

A questão de que devemos ter pontos fechados no amigurumi é uma questão de qualidade do produto mesmo, já que muitos deles acabam indo para mãos de bebês ou crianças pequenas, que podem tentar tirar o enchimento de dentro do bichinho.

Portanto, se você percebe que isto acontece com os seus amigurumis, comece por aqui e tente reparar este problema primeiro.



2) Depois do crochê, a coisa mais importante é a costura. É uma parte que a maioria acha chata. Porém, faz parte dos bichinhos e não tem como fugir. E digo mais: é uma etapa muuito importante para um bom resultado final.

Não adianta nada ter os pontos bem feitos e a costura feia, com fios transpassados e aparecendo, correndo até o risco de que a peça se solte. É melhor aceitar que isto é parte do processo, ter paciência e entender que se treinar bastante você vai melhorar cada vez mais e que, com o tempo, esta etapa vai ficar cada vez mais automática, mais fácil e melhor. Talvez não fique mais legal…. ahahah mas faça com calma e você vai ver que os resultados melhoram muito.

Deixe um pouco a preguiça de lado e costure todos os pontos.

Talvez um jeito menos chato de fazer é ir costurando as peças conforme vai fazendo, ao invés de deixar toda a parte da costura para o final, acumulando a preguiça. Hahah Costurando aos poucos você pode até se incentivar mais a terminar, pela ansiedade de ver o bichinho pronto, já que ele vai se formando aos poucos.

Tome muito cuidado para não costurar partes no bichinho e deixá-lo torto. Se isto acontecer, o melhor a fazer é descosturar e tentar novamente. (Não, ninguém disse que seria fácil hahaha).


3) Bordado: há muitos amigurumis que possuem partes que devem ser bordadas. Geralmente focinhos e olhos. Como são partes importantes do amigurumi, também é óbvio que devemos ter paciência para treinar e melhorar nesta parte também. Não adianta fazer na pressa e deixar torto. São partes que dão a primeira impressão e que chamam muita atenção. Mas fique atent@ quando for em detalhes também. As pessoas reparam. ;)

Uma dica aqui é marcar com alfinetes os lugares por onde você deve passar a agulha, antes de bordar, e também não seguir tão à risca os furinhos dos pontos dos amigurumis. Siga mais a proporção e a simetria. Uma agulha com ponta aqui pode te ajudar bastante também.



4) Escolha das cores: é muito importante ter uma noção de combinação de cores, para que seu amigurumi fique harmônico. Existem vários perfis de Instagram (e sites também) que se dedicam a publicar fotos bacanas com uma cartela de cores que você pode usar para o seu trabalho. Esta pode ser uma boa dica para te ajudar se você tem dificuldade.

Aqui eu também acho importante que você faça seleções de cores que combinem com seu objetivo e sua personalidade. Por exemplo, se você vende artigos para bebês, geralmente as cores mais suaves e claras são as preferidas. Se você faz peças para jovens, talvez as cores mais alegres, contrastes, podem chamar mais atenção e etc.

Leve em conta também o seu gosto pessoal, o tipo de combinações que você gosta, para deixar um pouco de você no seu trabalho também, sempre que possível.


5) Fotografia: não adianta ter um produto maravilhoso e não saber passar isto para as pessoas.

Capturar o seu trabalho e mostrá-lo bonito como ele é, é igualmente importante.

Estude um pouco sobre fotografia para usar melhor os recursos que você tem.

-> Em breve postarei aqui um texto sobre fotografia e várias dicas que você pode usar também. Cadastre-se na nossa NewsLetter para receber um e-mail de quando o post for publicado. E também farei uma live no meu perfil do instagram sobre o assunto, fique de olho: @com_a_mo


 

Basicamente são essas as coisas mais importantes, além do crochê, às quais você precisa estar atento na hora de fazer o seu amigurumi. A parte da fotografia é mais importante para pessoas que tem o intuito de vender o produto, coisa que eu recomendo fazê-lo somente depois de já ter certa experiência e conhecimento sobre o assunto.

Se você ainda tem dificuldade em algum desses passos, preste atenção a eles e tente trabalhar nisso ao máximo, para que vá melhorando com o tempo, cada vez mais.


No fim, os detalhes e os acabamentos fazem toda a diferença na peça final e na qualidade do seu produto também.


Comenta aqui embaixo qual dessas é a sua maior dificuldade. Quem sabe não posso trazer o assunto de uma forma mais aprofundada para poder te ajudar ainda mais?!


Um beijo e até a próxima!

502 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page