QUAL AGULHA EU USO??
Essa pode ser uma pergunta frequente vinda daqueles que ainda não tiveram um certo contato com o fio de malha. E geralmente a resposta é meio frustrante, pois ela não é exata. Como vimos no post anterior (https://comamo.wixsite.com/crochet/blog/a-saga-do-fio-de-malha-o-que-é), o fio de malha não tem padrões de espessura. Por isso, o tamanho da agulha pode ser muito variável. Na embalagem geralmente vem indicado “7mm- 12mm”, o que é uma variação muito grande e podem dar resultados muito diferentes.
Como referência, imagine que para um fio de determinada espessura quanto maior o número da agulha, mais frouxos ficam os pontos; e quanto menor, mais apertados os pontos. Partindo disso, você deve levar em consideração, além da espessura do seu fio, o tipo de trabalho que você quer fazer com ele. Para peças mais estruturadas, busque agulhas mais finas. Já para peças em que essa característica não é tão importante, ou até mesmo não é desejada, busque agulhas mais grossas, assim o trabalho fica mais maleável.
Se você quiser encontrar uma agulha ideal para o seu fio, faça um teste simples: pegue o fio e passe pelo gancho da agulha de crochê. O fio não deve ficar sobrando muito além da agulha; e nem deve sobrar muito gancho no final.
Apesar da indicação dos rótulos, não pense que a agulha de 12mm é a maior do mercado. Longe disso. Existem hoje agulhas bem grandonas (e também existem fios que precisam de uma agulha maior que 12mm). Porém, essas agulhas maiores são mais usadas quando se quer um resultado mais "soltinho" ou então para trabalhar com mais de um fio ao mesmo tempo.
Além de nos atermos às numerações, também existem agulhas de diferentes materiais. E esse é um fator que acaba sendo bem importante no fim das contas, pois pelo fato de o fio de malha ser um material mais pesado, as agulhas podem fazer bastante diferença na hora de trabalhar com ele.
Alumínio: são as mais comuns, mais facilmente encontradas em armarinhos e também acho que as mais baratas do mercado.
Madeira/bambu: essas agulhas geralmente são artesanais e beeeem mais leves do que as de metal. Além disso, na maioria das vezes apresentam um cabo alongado, o que dá mais conforto na hora de crochetar. (Eu inclusive tenho a impressão de que são mais fáceis de escorregar no fio, mas pode ser que eu tenha essa impressão porque as minhas agulhas de bambu são de numeração maior. Se você tiver uma experiência diferente, deixe aqui nos comentários).
Importadas: aiiinda não tive a oportunidade de experimentar, mas só falam maravilhas sobre as agulhas importadas, principalmente as da Clover. O ponto negativo é que elas não são baratas aqui no Brasil e também não são fáceis de encontrar. Você acha em alguns armarinhos e em lojas na internet. Apesar do preço, todo mundo que tem e usa diz que é outra vida depois delas.
Acrílico/plástico: nunca usei e na verdade nunca nem vi falarem muita coisa sobre esse tipo de agulha. Porém, sei que existe e também pode ser uma opção.
Uma coisa legal de falar também é que nem sempre você vai conseguir saber qual a agulha certa pro fio que você está comprando. Até mesmo porque os fios vem embalados na loja e é bem difícil saber a espessura exata. Por isso, é bom ter em mente que ter uma variedade de agulhas em casa é algo interessante.
Se você está começando e ainda não sabe se vai querer investir em agulhas agora, eu indico entre as agulhas 8mm e 10mm. Eu ainda não tenha a 9mm e consigo me virar bem sem ela. Mas a de 10mm eu também indico, porque às vezes ficar só com a 8mm pode ser meio sofrido para trabalhar com alguns fios. E lembrando que a 8mm é mais indicada se você pensa em fazer cestos e coisas do tipo, senão pode ser mais interessante comprar agulhas maiores.
As minhas agulhas:
Tenho as de alumínio normal (7mm e 10mm), de alumínio com cabo emborrachado (da China - 7mm e 8mm), de 15mm da @pragentemiuda e de 20mm da @srta.galante. Sobre as de bambu também tem a da @crochemoderno, que indicam muito e são muito fofas. Até agora a que mais gostei foi a da @pragentemuida, por alguns fatores que se vocês quiserem posso fazer outro texto falando sobre.
As de alumínio emborrachadas eu acho muito pesadas e as que eu tenho tem a parte de alumínio muito pequena, então dependendo do fio e do ponto que estou trabalhando, isso acaba sendo um problema e um incômodo. No fim das contas eu até prefiro as de alumínio normais, porque não tem esse problema. Elas não são exatamente leves, mas dá pro gasto, enquanto não compro outras. Portanto, indico que você compre as de alumínio se estiver começando, para testar o fio de malha sem gastar muito. Porém, se você pretende fazer mais disso ou até mesmo trabalhar com isso, indico que invista um pouquinho no material, pois vale a pena e pode te poupar algumas dores na hora de fazer as peças. ;)
Links para comprar
Crochê Moderno: http://www.crochemoderno.com.br/agulhas-ct-1c5f56
Pra Gente Miúda: http://www.ateliepragentemiuda.com/agulhas-de-croche-ct-1b89c1
Srta Galante: http://www.senoritagalante.com/materiais/agulha
Armarinho São José: https://www.armarinhosaojose.com.br/
Ps. Se você for de Londrina, tem agulhas da Mari do @pragentemiuda à venda no Armarinho São José, o que pode te fazer economizar no frete. ;)
Ps. 2: Existem várias outras agulhas de bambu no mercado, mas só me permiti falar no texto sobre as que já testei e sobre as que já ouvi falar bem. Se você for comprar alguma outra marca em armarinho, tente prestar atenção no gancho da agulha, pois algumas podem não ser muito lisas e enroscar no fio. #ficaadica
Agora me conta aqui nos comentários qual a sua experiência com as agulhas?! Quais você usa? Tem alguma indicação pra gente? Compartilhar as informações pode ser muito útil. <3
Um beijo e até o próximo post!