Para quem me acompanha no instagram sabe que ultimamente tenho me interessado por lettering. E participando do #desafioalinetiemi eu fiz um lettering com bordado (clique aqui para ver o vídeo no meu instagram), algo que foi bem legal de fazer e que nunca vi ser feito antes. O que ninguém sabe é que passei um dia todo bordando aquele lettering. E eu me recusei a me sentir culpada por ter usado um dia inteiro só para fazer isso.
E você pode me perguntar:
mas porque gastar tanto tempo fazendo algo que não tem nada a ver com o seu trabalho?!
Bom, é verdade que lettering e crochê não tem diretamente nada a ver. Porém, mais do que trabalhar com crochê, eu acredito que trabalho com criatividade! E é isso o que o lettering se tornou para mim: um exercício de criatividade (e relaxamento também). Foi um dia inteiro trabalhando em cima daquele bordado, mas no final, eu me senti extremamente feliz por ter feito algo completamente diferente e novo!
Além disso, aquele lettering com bordado me levou a refletir sobre "ter um hobby" e onde isso pode nos levar. E é exatamente isso o que quero trazer para vocês.
Recentemente no meu instagram eu perguntei duas coisas nos meus stories: qual a importância que o hobby tinha na vida das pessoas e quais os benefícios o hobby traz a elas.
Cada pessoa tem o seu hobby, que pode ser completamente diferente do de outra pessoa. Mas no final, geralmente ele tem uma grande importância na vida das pessoas (a maioria deu importância máxima) e também os benefícios giram em torno de algumas coisas em comum: calma, concentração, fuga do cotidiano, paz, alegria, satisfação, etc.
Isso faz todo o sentido, né?! Pois já pararam para pensar no que é um hobby?
O hobby é algo que fazemos puramente por paixão, por gostar de fazer, porque é algo que nos traz sentimentos bons e, além disso, geralmente é algo que fazemos sem ter um compromisso.
Por esses simples motivos, nos dedicamos a ele. Horas e horas. E justamente por nos dedicarmos, muitas vezes acabamos ficando bons naquilo. Mesmo que não tenhamos intenção nenhuma de trabalhar com isso.
Porém, é justamente aí que a mágica pode acontecer.
O hobby pode nos abrir portas e oportunidades incríveis!
Quantas histórias não existem por aí de pessoas que fizeram algo por hobby e que outras pessoas começaram a falar que era algo muito bom e que deveria vender aquilo?! Aconteceu comigo e talvez com você também.
Fazemos algo por hobby, por paixão e muitas vezes nem nos damos conta de que outras pessoas poderiam pagar por aquilo. Ou então até sabemos, mas de início não temos a pretenção, mesmo.
Geralmente esse estalo vem de fora. E começamos a enxergar diferente.
Outra reflexão que tive é que o hobby geralmente tem algo a nos dizer. Por justamente ser algo que fazemos puramente por gostar, acredito que é o nosso coração falando sobre nossos talentos, paixões e habilidades. E deveríamos prestar mais atenção nisso.
Às vezes deixamos o hobby de lado para nos dedicarmos a uma profissão que nem gostamos, que nem faz sentido para nossa alma. O hobby é o oposto disso, é algo que geralmente fazemos pra fugir de todo o estresse do dia a dia.
Depois dessa reflexão, reafirmo o que faz muito sentido para mim: escute o seu coração. Escute o que ele diz para você fazer. E tenha um hobby. Tenha vários hobbys. Eles vão te levar a um caminho muito bom de aprendizado e desenvolvimento - mesmo que não seja profissional. Seu coração vai pulsar por cada trabalho terminado, por cada nova coisa aprendida e com certeza fará você evoluir em algum aspecto. Acredito que isso tudo também faça parte de um processo de autoconhecimento muito profundo. Precisamos estar atentos ao que nosso coração tem a dizer.
Se você tem um hobby, me conta aqui nos comentários.
E se você ainda não tem, te convido a tentar buscar algum. Talvez seja legal dar uma olhada no nosso fórum, onde temos textos informativos sobre outras artes além do crochê.
E além de ver o fórum, pense no que tem vontade de aprender. Essa pergunta já vai dar uma boa guiada para um hobby para você. ;)
Essa reflexão fez sentido pra você também?!