Quantos perfis de crochê, de amigurumi, você conhece?
Eu imagino que vários, porque realmente existem muitas pessoas fazendo produtos nessa área atualmente. E que bom!
Mas o que acontece também é que muitas pessoas se cercam de outras da mesma área, criando uma bolha e tirando muitas referências dentro do próprio mercado.
Isso pode ter lados positivos, sim, principalmente para criar conexões, uma rede de apoio e network, mas isso também afeta negativamente a nossa criatividade.
Isso torna muito mais provável que as pessoas façam coisas parecidas.
Por uma influência direta ou indireta.
É um pensamento natural e até lógico. Porque se há outras pessoas da área fazendo alguma coisa, provavelmente aquilo quer dizer que dá certo, que funciona.
O efeito colateral é que o mercado acaba com muitos perfis/marcas muito parecidas.
É o famoso "mais do mesmo"!
Ah, mas qual o problema, Mô?
O problema é que se tudo parece igual, não tem destaque! Se sua marca se parece com outras, quer dizer que a sua não se destaca por nada. Isso quer dizer que, pro cliente, comprar de você ou comprar de qualquer outra marca vizinha… tanto faz!
E nesse "tanto faz" é que mora a luta por preço.
Porque muitos clientes pesquisam para tentar entender a melhor alternativa para eles. Se a marca e o produto não tem nada demais, ele vai inevitavelmente comparar o preço.
E é aí que entra a nossa criatividade e autenticidade!
É assim que podemos fazer coisas diferentes para justamente nos diferenciar de outras pessoas e nos destacar.
E olha que interessante… se todo mundo faz igual, quase qualquer coisa que você muda já te destaca.
Pode ser as cores que usa, as fotos que tira, os assuntos que aborda, uma embalagem diferente, e até mesmo escolher um nicho - já que a maioria não tem um nicho definido...
Ou seja, às vezes nem precisamos fazer algo super diferente. Pode ser que um detalhe já possa dar um pouco mais de evidência para nossa marca.
Então, hoje em dia, em que é muito fácil ter acesso a pessoas de qualquer lugar com a internet, é muito mais fácil também pros clientes encontrarem marcas do mesmo setor.
E a nossa criatividade pode ser fundamental para que um deles escolha a nossa marca, ao invés de uma concorrente. É como se fala também: hoje já não é mais suficiente só postar uma foto qualquer. A gente precisa criar um conteúdo mais criativo, porque todo mundo já tá postando o tempo todo - é como se o mercado estivesse se elevando de nível.
Antes só de fazer amigurumi já era motivo de destaque, porque existiam pouquíssimas pessoas fazendo.
O mercado foi crescendo, o sarrafo subiu, e as pessoas já sabem que precisam postar, que precisam aparecer, fazer stories e etc.
Mas agora todo mundo já faz isso, então a gente precisa fazer MELHOR.
Além disso, a criatividade está muito ligada à nossa capacidade de resolver problemas. E quando estamos falando em empreender, problema é o que não falta Hahaha. Tanto problema na nossa própria jornada e no nosso negócio, mas também problemas dos nossos clientes, que podemos resolver através dos nossos produtos e serviços.
O meu Workshop de criação de receitas surgiu exatamente assim: percebendo que tinham pessoas querendo criar, mas que não sabiam por onde começar e por se sentirem inseguras em começar sozinhas. Então o curso é uma forma de resolver esse problema.
No desenvolvimento do curso também procurei esquematizar tudo da forma mais criativa e dinâmica possível, para que o conhecimento se torne mais interessante.
No caso de quem faz encomendas, por exemplo, pode resolver o problema trazendo sempre novidades de modelos de amigrumis, coleções por tempo limitado, ou até mesmo trazer outros produtos - que fazem sentido dentro do universo da marca - para oferecer ao cliente.
Para quem cria receitas, vai ter um outro problema para resolver. E aí você também pode, por exemplo, prestar atenção em receitas que as pessoas querem, mas que não tem muito no mercado, ou animais que não são facilmente encontrados, ou até mesmo criar um estilo próprio que outras pessoas vão se identificar.
Esses são alguns exemplos de como a gente pode aplicar a criatividade dentro do nosso negócio, obviamente não ficando restrito só a isso. Qualquer problema que seu cliente apresentar, você pode usar da criatividade para resolvê-lo. E quando falamos de empreender, quanto mais criativo, maiores as chances de chamar atenção de um público, o que é maravilhoso.
Comments