top of page
Para ver como funciona, vá para o seu site online.
Fazendo arte
Um cantinho para você conhecer vários tipos de arte e ainda ter a oportunidade de aprender com artistas fantásticos!
Este é um local com a intensão de divulgar e interagir com vários artistas brasileiros e tipos de artes diferentes.
Essa arte antiga, mas que é tão contemporânea e moderna ao mesmo tempo. Ela tem meu coração e pode ganhar o seu também (se é que já não tem)
Dentro desta categoria você vai encontrar mais do que o título propõe. Venha falar sobre processo criativo e aquarela em bordado. ;)
Não sabe o que é ou para que serve? Ou então acha bonito mas não sabe por onde começar? Entra aqui que tem post para você!
Novos posts
- Bordado- Texto por Kamilla Domingues, do Com Agulha Com Afeto Não tenho dúvida nenhuma de que o "livre" do bordado livre é uma das melhores características desse pedacinho da arte do fazer à mão! E também sei que esse "livre" deve ser levado muito a sério! Foi ele que me fez pensar na possibilidade de mesclar essas minhas duas paixões (entre as tantas que tenho!). Desde pequena estou imersa no mundo handmade! Minhas avós sempre tinham agulhas nas mãos: crochê, tricô, costura... Minha mãe nunca poupou esforços para que o mesmo acontecesse comigo! Mas ela foi um pouquinho além e também colocou nas minhas mãos alguns pincéis, lápis de cor, cola, instrumentos musicais, lãs, tecidos, livros! A “com agulha com afeto” é também resultado disso! Quando comecei a bordar profissionalmente foi uma descoberta da liberdade! Tanto na questão profissional quanto nas técnicas. A aquarela sempre foi meu "crush" das artes e o bordado se apresentou como um convite pra misturar tudo! E foi quando eu tentei! Peguei as aquarelas que tinha em casa e fui experimentar no algodão cru! Para minha surpresa, foi mais fácil do que imaginei e, com o passar do tempo, fazendo testes, percebi que isso foi fundamental para que eu melhorasse as aquarelas que fazia no papel! Aquarelar o tecido soltou minha mão, fez eu perder o medo do erro e da água - o que na minha opinião é um desafio para quem aquarela papel! Outra surpresa foi perceber que aquarelar o tecido não tinha segredo nenhum! Não tem segredo, mas tem dicas que podem facilitar o processo e vou entregar o jogo aqui pra vocês! Meu primeiro bordado com aquarela, por Kamilla Domingues - com agulha com afeto. 1. A goma! O algodão cru, vem com uma gominha. Alguns com mais, outros com menos. Então a dica é: molhe (com o pincel mesmo) a parte do tecido que você deseja aquarelar. As fibras úmidas vão facilitar a aplicação da tinta. 2. Aquarela controlado e descontrolada! Assim como no papel, no tecido a aquarela pode ser controla ou descontrolada ( acho que assim, como a gente na vida! hehehehehe). O que determina esse controle no tecido é a água! Na aquarela, a água conduz a tinta. No tecido, some a essa condução, a trama. Se a água "escorregar" e umidecer um pedacinho do fiozinho da trama além de onde você quer que ela vá, sinto muito: a tinta vai correr por onde a água correr! Para dar o controle use o secador de cabelo! Se você quiser que sua aquarela preencha um espaço específico do seu risco de bordado, sem ultrapassar os limites do desenho, molhe o espaço determinado com o pincel sem encostar no risco de limite e aplique a aquarela. Em seguida já seque com o secador um pouco a distância do seu trabalho, pois o ar forte pode "estourar e espirrar" a tinta. Não deixe a água correr pela trama, assim a tinta ficará controlada e dentro do espaço desejado! Para a aquarela descontrolada é só fazer o oposto: deixe a água e a tinta correr livremente! 3. Comece pela aquarela! Para misturar as técnicas é legal sempre primeiro aquarelar e depois bordar. Se você primeiro bordar, você corre o risco de manchar os fios com a tinta. Então desenhe, aquarele e com o tecido já seco comece a bordar. 4. Extras! Para aquarelar meus bordados eu gosto de usar o pincel (médio) com reservatório de água e tintas para aquarela, ambos da Pentel! A escolha do pincel se deu porque ele tem as cerdas mais durinhas, o que facilita muito na questão da gominha do algodão cru, e o reservatório de água mantém a umidade das cerdas, o que na minha opinião facilita bastante ao aquarelar tecido. As tintas e a marca não tem nenhuma explicação especial para a escolha (apesar de serem de ótima qualidade e preço acessível). Eram as que eu tinha e foram as que sempre usei. Quando aquarelo papel uso outros pincéis e outras marcas. Ah... Para quem for se aventurar na mistura de bordado e aquarela, lembre que se você utilizar tintas de aquarela, elas sairão se seu bordado for lavado. Então a dica é: se você quiser fazer um bordado e aquarela numa peça lavável, use tinta de tecido. Se você misturar bastante água numa gotinha de tinta de tecido, consegue reproduzir na sua peça o mesmo efeito que reproduziria se usasse tinta de aquarela (e com a vantagem de poder lavar sem perder tudo!). E pra quem não sabe quem eu sou, sou a Kamilla Domingues! Criadora da "com agulha com afeto"; formada em Agroecologia pela UFPR e formandaem Design Gráfico pela UTP; dou aulas de bordado livre e bordado com aquarela em Curitiba na Micapullo e Bocós Workshops. Além disso tudo, amo cactos e suculentas e sou leitora voraz de temas relacionados ao feminino. Estou começando uma família e mais um empreendimento junto ao meu noivo: a Maderaria! Você pode me encontrar e entrar em contato comigo nas redes sociais através do link https://linktr.ee/comagulhacomafeto.Curtir
- Tricô- Texto escrito por Bianca Schutlz Olá! Eu sou a Bianca Schultz, sou artesã desde que me conheço por gente e hoje estou aqui pra dividir com vocês um pouco sobre mim e sobre o meu processo criativo! Tenho uma longa história com o artesanato, mas vou tentar resumir! Aprendi o crochê e o tricô entre meus 6 e 8 anos e desde então nunca mais consegui parar. Houveram algumas épocas em que o tempo não me permitia tecer tanto, mas sempre que passava na frente de um armarinho, eu me esticava pra dar uma olhada nos materiais. Em 2016, já com 28 anos, postei um vídeo ensinando uma touca de tricô no Youtube e descobri uma nova paixão: ensinar o artesanato. ----------------------------------------------------- O PROCESSO DE CRIAÇÃO Desde muito pequena eu sempre gostei de inventar e conforme o tempo foi passando e eu fui crescendo, coisinhas simples foram se tornando projetos mais evoluídos. O aprendizado da técnica e a evolução do nosso raciocínio é um processo natural, que no meu caso, levaram anos pra acontecer. Tem vezes que a inspiração bate e de um instante pro outro eu já sei o que eu quero fazer, porém tem outras vezes que eu tenho que pensar e analisar até concluir uma ideia. De qualquer maneira, mesmo quando a inspiração chega rápido ou quando ela demora para ser formada dentro da minha cabeça, a primeira coisa a ser feita ao concluir uma ideia, é descobrir as medidas iniciais da peça. É preciso decidir a largura, comprimento e todas as outras medidas que envolvem uma peça de roupa, mas a principal mesmo é a largura, porque é essa medida que eu vou usar pra calcular os pontos. No crochê é mais fácil porque é só ir fazendo correntinhas até alcançar a medida desejada, mas no tricô realmente é preciso calcular os pontinhos pra começar. Esse cálculo de pontos é feito através de uma amostra com o material que você escolheu usar na peça (se você quiser aprender esse cálculo, pode dar uma olhadinha nesse vídeo aqui do meu canal: https://www.youtube.com/watch?v=Ms7_3Cs2YEM&t=1s ). Na hora de fazer o cálculo, faça a amostra usando o ponto escolhido, assim você já vai ter uma ideia de como ele vai ficar na peça inteira, e se não gostar do que viu, você pode escolher outro. A inspiração às vezes vem do nada, simplesmente me dá vontade de fazer determinada peça. Mas tem vezes que ela vem de algo que eu vi na internet ou na rua. A internet tá cheia de inspiração, e pra quem trabalha com o artesanato e precisa estar sempre se aperfeiçoando com novas ideias e pontos, a internet é uma ótima ferramenta de pesquisa. Tem vezes que misturo inspirações e tem vezes que pego uma peça que amei demais e tento reproduzir parecida mesmo e, tanto num caso como no outro, tudo começa descobrindo a medida e a quantidade de pontos. Na hora de escolher os pontos e/ou o material, não existe uma regra, é só você deixar rolar a criatividade! Uma dica legal pra dar pra vocês é sobre sentir os fios. Eu costumo comprar material pela internet porque na maioria dos casos acho mais variedade e encontro preços mais em conta, mas adoro ir em armarinhos físicos pra conhecer os fios pessoalmente, sentir sua textura e imaginar como se encaixariam dentro dos meus projetos. Outra coisa que faz parte do processo criativo é: desmanchar! Essa situação não acontece só com que é iniciante, também acontece com quem tem mais prática, isso faz parte do trabalho manual. Já tiveram peças que eu planejei, testei e quando tava quase no fim, tive que desmanchar porque não gostei, porque não atendeu a expectativa que eu havia criado. --------------------------------- Eu espero que ler esse texto tenha te ajudado em algo, e no final das contas, tanto para iniciantes quanto para profissionais, o artesanato é sempre um aprendizado, assim como a vida, quanto mais você aprende, mais descobre que tem coisas pra aprender. Mô, obrigada pelo convite para escrever por aqui! Um beijo enorme pra vocês! -------------------------------------------------------------------- Para mais dicas, inspirações e tutoriais: Site: www.biancaschultz.com.br Instagram: https://www.instagram.com/canaldabianca Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCippFUUO5S-g8FwswGvLI7ACurtir
- Cerâmica- Texto criado por Fabiane, criadora da marca Campestre. Desde criança o fazer manual sempre me encantou. Acredito que por crescer vendo minha avó e minha mãe fazendo tricô e crochê as técnicas manuais sempre tiveram um fascínio para mim. Na minha loja, eu passei por muitas dessas técnicas como: crochê, tricô, bordado, pintura em MDF... mas me encontrei de verdade foi na cerâmica! ----------------------------------------------- O trabalho com a cerâmica é extremamente simples e complexo ao mesmo tempo. Às vezes eu brinco com os clientes que a cerâmica chega a ser poética, pois a argila aceita que você faça o que quiser com ela, desde um simples copinho para café até uma escultura grandiosa. Porém, você precisa respeitar o tempo dela. Se quiser pular etapas ou adiantar o processo, vai dar errado, não tem jeito. Ou você aprende a respeitar a argila ou nada será feito, simples assim. Aliás, aqui está a primeira grande lição que a cerâmica me ensinou: ter paciência! Falando resumidamente sobre a técnica, eu trabalho com a cerâmica de alta temperatura, e para uma peça ser considerada de alta temperatura ela precisa passar por queima acima de 1200 graus. Mas antes disso o processo é longo, porém muito prazeroso! O barro chega e precisa ser ‘’sovado’’ quase que como massa de pão, para que todo e qualquer ar que ainda esteja nele possa sair. Caso contrário, a peça vai estourar na hora da queima. Logo depois, ele está pronto para ser trabalhado, no torno ou em placas. Eu trabalho mais com as placas, que é simplesmente a argila aberta com rolo de macarrão. A placa depois de aberta é pressionada em uma fôrma de gesso para assumir a forma desejada. Essas fôrmas de gesso já foram produzidas anteriormente a partir de uma peça piloto que deve teruma medida 20% maior que a peça final,uma vez que o barro vai perder bastante água durante todo o processo e a peça inicial vai encolher bastante depois de pronta. Depois de modelada na fôrma, a peça deve secar naturalmente até atingir o que chamamos de ponto de osso. Nessa fase ela é extremamente frágil, pois não é nada mais que uma casquinha de barro seca. Nessa hora, a peça está pronta para ser lixada e para seguir para a primeira queima, chamada de biscoito, que acontece à uma temperatura de 900 graus. Depois disso, a peça está pronta para receber o esmalte, que vai deixar a peça impermeável. Assim, ela segue para a segunda e última queima, a queima de esmalte, normalmente entre 1200 e 1300 graus. E aí, a peça está pronta! ----------------------------------- Assim como em outras técnicas de trabalho manual você pode escolher o seguimento que mais te agrada dentro daquele universo. Eu, particularmente, prefiro trabalhar com as peças utilitárias e com acabamento mais rústico. Normalmente esmalto apenas a parte interna das peças deixando a parte externa na argila, assim eu consigo uma mistura de textura bem interessante tanto para o visual quanto para o toque. Nada me deixa mais feliz que saber que aquele jogo, ou peça, que o cliente está levando vai ser usado num momento de encontro com família ou amigos ao redor de uma mesa! É muito bom poder produzir peças que vão acompanhar as pessoas no seu dia a dia, levando um pouquinho do carinho e cuidado que foi utilizado durante toda a produção. A atenção e o tempo dispensados em todo o processo se materializa em peças aconchegantes, que transformam um cafezinho num momento mais especial, e um almoço de domingo em uma grande festa em família! Então, esse é o meu trabalho. Sou ceramista, ou designer em cerâmica, como preferir, pois na verdade sou alguém que ama desenvolver, testar e produzir peças que façam as pessoas descobrirem o prazer nas coisas simples, deixando o dia a dia delas mais aconchegante e prazeroso. ------------------------------------------------------ Se quiser ver mais coisas lindas, ou entrar em contato: Site: www.campestreloja.com.br Instagram: @campestre.loja Telefone: 22 25229808 Nova Friburgo. RJ.Curtir
bottom of page